domingo, 14 de setembro de 2008

"É a Hora!"

13/09/08

"Mas não esqueças que o teu coração está onde está o teu tesouro. E que o teu tesouro precisa de ser encontrado, para que tudo isso que aprendeste no caminho possa fazer sentido."


in "O Alquimista" de Paulo Coelho

Como dizia Fernado Pessoa "É a Hora!". Pois bem e é, de facto, chegada a hora de saber se o caminho e tudo o que aprendemos com ele faz algum sentido. Talvez seja até mais do que isso. É chegada a hora de saber que sentido dar ao caminho. O tesouro está lá, no cume da montanha, e brilha ao sol, fazendo resplandecer em nós a vontade de alcançá-lo como se uma parte de nós se tratasse. É o nosso tesouro. Mas a montanha é alta, há sempre a dúvida sobre qual pedra apoiar os pés e as mãos. Estamos sujos, doridos e sentimos o coração bater mais rápido quer quando olhamos para o chão lá muito em baixo e vemos tudo o que tivemos de abdicar, quer quando vemos o nosso tesouro a brilhar mais próximo. Estamos finalmente, após tão longo caminho, a um passo de estender a mão e alcançar o nosso tesouro. E é então chegada a hora de saber se somos os caminhantes que, vencendo todos os obstáculos, conseguiram alcançar, por fim ,o seu tesouro e o ergueram bem alto para o céu gritando a todos que o caminho que escolheram valeu a pena, que de repente faz tudo sentido e já não estão nem sujos nem cansados nem magoados! Ou se os caminhantes que, vencendo todos os obstáculos, escolheram mal onde a apoiar a mão pela última vez ou escalaram a montanha pelo lado errado e, agora, caem simplesmente pela montanha a abaixo e indo aterrar lá muito em baixo ainda mais sujos, cansados e magoados e amaldiçoando o caminho que escolheram.

É chegada a hora de saber que tipo de caminhantes somos. Se conseguimos ou não alcançar o nosso tesouro. Mas principalmente se é uma simples pedra que vai pôr em casa tudo o que somos e os obstáculos que tivemos que ultrapassar. E se o nosso próprio caminho e os seus obstáculos não serão, afinal, o nosso maior tesouro. Porque como dizia Henry Ford "O verdadeiro êxito é alcançado por aqueles que ultrapassam todos os fracassos sem nunca perder o entusiasmo".

Nenhum comentário: