Com um dia de atraso decidi fazer a minha homenagem ao maior artista da música portuguesa (ou seja, português e que canta na sua suposta língua) e um dos melhores compositores dos anos 80 que faleceu no dia 26 de Agosto de 1988 por causa de uma mangueira atravessada no meio da estrada e um camião parado onde não devia. E escolhi esta musica que toda a gente conhece e que é talvez uma das músicas que mais gosto não só dele mas de todas as musicas que já ouvi.
Sim, chamem-me lamechas. Foi exactamente isso que eu chamei a minha mãe quando ontem no carro estava a ouvir dEUS no mp3 e ao dar esta musica na rádio ela ficou com uma lágrima no cantinho no olho… Mas depois já em casa e sozinha no quarto voltei a ouvir esta música e quem ficou com uma lagrimazinha no canto do olho fui eu. Sim, sou lamechas se ser lamechas é recordar o tempo em que fomos crianças. O tempo em que havia cinderelas e príncipes. O tempo em que não havia gajas e gajos, damas e damos e por aí a fora. O tempo em dizer “eu gosto de ti” queria dizer isso mesmo. O tempo em que não era preciso saber as diferenças entre curtir, andar e namorar. O tempo em que as pessoas que gostamos não morrem apenas vão para o céu e lá ficam a cuidar de nós. O tempo em que não sabia o que eram pedófilos nem violadores. O tempo em que um gelado de morango apagava todas as tristezas do mundo.
Esta música faz-me voltar esse tempo. Faz-me não querer saber de mais nada. Não quero saber se é a uma boa ou má musica, quem a compôs, se a letra rima, se o vocalista desafina mais nos graves ou nos agudos, de que género é. Não quero saber nada disso porque isso faria desta música uma música igual a tantas outras: feita para ser apreciada. Pois bem, ao contrário de todos as outras músicas eu não quero apreciar esta música: quero senti-la! Quero voltar ao tempo em que tal como esta musica todos éramos puros, inocentes, genuínos… Ao tempo em que éramos, como diz a música, simplesmente “Crianças a viver esperanças, a saber sorrir”...
3 comentários:
Agradeço o comentário, mas, se me permites, gostaria de perguntar, quem és?
Nâo nos conhecemos pessoalmente. Descobri o teu blog por acaso, li-o e como gostei particularmente daquele teu post decidi comentá-lo.
Continuação de boas escritas.
ESTOU EXACTAMENTE NA MESMA QUE ATHENA. NAO TE CONHEÇO PESSOALMENTE, PENSO EU, MAS DESDE JA AGRADEÇO EM MEU NOME TERE CRIADO ESTE ESPAÇO.EU "SOU" PRIMODO CARLOS PAIAO E SE PECISARES DE ALGUNS ELEMENTOS OU, QUEM SABE ATE MESMO LETRAS DAS SUAS CANÇOES PARA COLOCARES BASTA DIZERES.AH E DIGO SOU E NAO ERA PORQUE PARA MIM PELO MENOS ELE CONTINUA ENTRE NOS COM AS SUAS MUSICAS.
Postar um comentário